Novo mamífero carnívoro descoberto no Madagáscar

15-10-2010 19:10

Isabel Palma (13-10-10)

Este mamífero é da família dos mangustos e foi baptizado como mangusto de Durrell. Vive nas zonas húmidas do Lago de Alaotra, em Madagáscar. 

O primeiro carnívoro mamífero descoberto nos últimos 24 anos, foi baptizado como mangusto de Durrell (Salanoia durrelli). Tem o tamanho de um gato e vive nas zonas húmidas do Lago Alaotra, o maior lago de Madagáscar.

Foi avistado pela primeira vez em 2004 pelos participantes de uma expedição organizada pela Durrell Wildlife Conservation Trust, enquanto nadava no lago.

No ano seguinte, cientistas de uma outra exposição capturaram um exemplar que foi enviado a Inglaterra para ser comparado com a colecção do Museu de História Natural de Londres. Os zoólogos britânicos confirmaram que se tratava de uma nova espécie de mamífero carnívoro, pertencente à família dos mangustos. O animal recebeu o nome de mangusto de Durrell em homenagem ao conservacionista Gerald Durrell. A descoberta desta espécie foi agora publicada na revista Systematics and Biodiversity.

A espécie mais próxima que se conhece é a Salanoia concolor, um outro mangusto de Madagáscar, que difere do mangusto de Durrell no crânio, dentes e pés.

Os cientistas que descobriram e estudaram esta espécie acreditam que o mangusto de Durrell é um dos mamíferos mais ameaçados do planeta, uma vez que o seu habitat está ameaçado pela invasão de novas espécies de plantas e peixes, pela expansão agrícola e destruição das zonas húmidas.

Fonte: www.naturlink.pt, adaptado de  www.elmundo.es

—————

Voltar