Campanha “Charcos com Vida”

27-01-2011 09:03

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP) vem por este meio convidar todas as escolas do ensino básico e secundário do país a participar na campanha de educação ambiental “Charcos com Vida”.


A Campanha “Charcos com Vida” pretende incentivar alunos e professores a descobrir, valorizar, investigar e conservar os charcos e a sua biodiversidade associada. Para tal, as escolas aderentes são convidadas a adoptar um charco existente nas áreas próximas à escola (ou, caso tal seja inviável, a construir um charco dentro do espaço escolar) e a desenvolver um conjunto de actividades para a sua exploração pedagógica.


Os charcos suportam uma alta biodiversidade e inúmeras espécies raras de diferentes grupos de organismos, incluindo algas, plantas aquáticas, moluscos, crustáceos, insectos, anfíbios, répteis e aves. No entanto, estas pequenas massas de água estão em declínio acentuado na Europa, devido a várias pressões humanas, incluindo a intensificação da agricultura, a expansão da área urbanizada e de plantações de árvores exóticas, drenagem, poluição das águas e deposição de resíduos.


O site www.charcoscomvida.org está já disponível e aí se podem encontrar mais informações sobre os charcos, a sua importância e diversidade biológica. Neste site é ainda possível aceder ao formulário de inscrição no projecto, a um mapa interactivo para localizar e inventariar os charcos em Portugal, a um fórum para discussão de ideias e a numerosas actividades práticas de exploração científica e educativa dos charcos para todos os anos lectivos. O site será actualizado regularmente e serão adicionados novos conteúdos regularmente.

 

 

 

Para mais informações por favor contactar:

 

Jael Palhas

Tel: 220 402 809

Tlm: 918181587

Email: geral@charcoscomvida.org

 www.charcoscomvida.org

 



--
Jael Palhas

CIBIO–Div | Unidade de Comunicação e Divulgação da Ciência em Biodiversidade
CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

—————

Voltar