(importante) Rússia e Estados Unidos juntos na criação de um Parque Natural no Árctico

04-11-2010 21:43

 

A Rússia e os Estados Unidos inauguram até ao final deste ano um Parque Natural na região de Beringia, no Círculo Polar Árctico. Este parque tem como objectivo a preservação dos recursos naturais e arqueológicos da região.

A Rússia e os Estados Unidos inauguram até ao final deste ano um Parque Natural na região de Beringia, localizado em territórios de ambos os países, segundo informou o diário oficial russo "Rossíiskaya Gazeta".

Este parque ocupará 1,8 milhões de hectares distribuídos entre a península russa de Chukotka e a península vizinha de Seward, no Alasca. Estes territórios estão separados pelo estreito de Bering, onde há mais de 10500 anos existia a Ponte de Beringia. Através desta ponte geológica foi possível a dispersão de animais e plantas característicos de cada um dos territórios.

Por outro lado, esta ponte também foi um elemento fundamental na história da humanidade, uma vez que vários estudos revelam que os primeiros humanos chegaram à América por esta região, originando a população indígena.

Como refere o diário russo, a criação deste parque “contribuirá para a preservação dos recursos naturais e arqueológicos da região e originará uma nova plataforma para o ecoturismo”.

O projecto do Parque Internacional de Beringia remonta a 1990 quando os presidentes, da Rússia e Estados Unidos, Mijaíl Gorbachov e George Bush respectivamente, acordaram em cooperar em questões do meio ambiente.


Fonte: www.elmundo.es

 

mais info: https://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=26183&bl=1

—————

Voltar