Descoberto canibalismo do Tyrannosaurus rex

18-10-2010 20:02

 

Isabel Palma (19-10-10)
 
 
 
    O Tyrannosaurus rex era canibal. Esta descoberta foi realizada por um grupo de paleontólogos que analisou várias dentadas em fósseis do T-rex.
 

O  rei dos dinossauros era canibal. O Tyrannosaurus rex não só se alimentava de outros dinossauros como também de exemplares da sua própria espécie.

Uma equipa liderada por Nick Longrich, da Universidade de Yale, ao examinar colecções de fósseis em vários museus encontrou em quatro exemplares de Tyrannosaurus rex marcas de dentes nas patas, realizadas por dinossauros carnívoros de grandes dimensões. O único carnívoro capaz de deixar estas marcas, tendo em conta a época em que viviam os animais examinados, era outro T-rex.

Os investigadores mostraram-se surpreendidos pela frequência com que aparentemente praticavam o canibalismo. É possível que este acto fosse o resultado de uma luta entre Tyrannosaurus rex, em que o vencedor se alimentava do derrotado. Longrich refere que era uma forma de acabar com os adversários e obter alimento ao mesmo tempo. Os carnívoros da actualidade apresentam comportamentos semelhantes.

Neste estudo, os investigadores também verificaram que algumas das marcas foram feitas algum tempo após a morte do animal. Uma explicação possível é o dinossauro vencedor ter comido as partes mais acessíveis da sua vítima no momento da morte e tempo depois, alimentava-se das partes restantes.  

Os paleontólogos suspeitam que se tratava de uma prática relativamente comum entre os grandes carnívoros.

 

 Fonte: www.naturlink.pt, adaptado de www.elmundo.es

—————

Voltar